Instituto Politécnico de Lisboa promete colaborar no sentido de evitar novos ataques ao site da ACAPOR

Eu não criei este blog com o objectivo de postar notícias mas de facto não pude ficar indiferente a esta notícia da ACAPOR:

Acapor

Como estava previsto a ACAPOR reuniu-se com o Presidente do IPL para mostrar a sua preocupação sobre os ataques que estiveram a ser efectuados através de um, ou vários, utilizadores da rede de internet do IPL ao sítio da internet da nossa associação. O senhor Presidente do IPL demonstrou disponibilidade para colaborar.

Na reunião marcaram presença, além do senhor Presidente, mais 5 elementos do departamento informático do IPL convocados para o efeito pelo senhor Presidente.

Apesar das conclusões positivas da referida reunião, a ACAPOR não deixa de lamentar o tom crispado da recepção à ACAPOR por alguns dos elementos presentes na reunião (que não o senhor Presidente que mostrou sempre um comportamento institucional irrepreensível) agastados com o facto da ACAPOR ter tornado pública a identificação da rede do IPL numa actividade ilícita e criminosa.

Ora, entendemos nós, é importante que os cidadãos saibam que existem redes de internet propícias para a execução de crimes ao abrigo do anonimato oferecido pela mesma, ainda que os responsáveis por essa rede em nada concorram para tal. A rede do IPL, tal como nos indicaram, é utilizada por cerca de 18 mil pessoas e a sua posterior identificação em alguma actividade ilegal não parece ser fácil. Ou existe uma denúncia na hora ou, depois, as diligências de identificação complicam-se substancialmente. Isto, parece-nos, é grave no sentido em que Instituições de elevado prestígio, como é o caso do IPL, podem ficar com a sua imagem irremediavelmente afectada se, algum dia, alguém mal intencionado (basta 1 elemento num universo de 18 000) cometer um crime ainda mais grave do que aquele que ocorreu e ficar impune justamente pelo descontrolo da rede.

Assim, esperamos que as más energias acumuladas para “matar o mensageiro” sejam agora canalizadas para que o IPL consiga ter no futuro forma de se proteger e de expurgar definitivamente a sua responsabilidade de situações como a ocorrida ou, eventualmente, de outras mais gravosas que possam vir a acontecer, independentemente do momento em que surjam as denúncias ou que seja detectada a ilegalidade praticada.

A ACAPOR quer ainda salientar e sublinhar que, contrariamente à interpretação de alguns, nunca colocou em causa o IPL enquanto Instituição e que nunca por nunca pôs sequer a hipótese que o ataque tenha sido idealizado ou organizado por qualquer responsável pelo IPL.

Fonte: ACAPOR

Parece que o site da ACAPOR voltou a ser atacado, para quem não sabe eles já tinham sofrido um deface no ano passado por parte dos fãs do “The Pirate Bay”, como se pode constatar no zone-h. Nas últimas semanas, depois de terem anunciado que todos os meses iam denúnciar cerca de 1000 endereços ip o site foi alvo de vários ataques (principalmente DDoS) ficando assim offline.

Então vamos lá pensar um bocadinho, se os ataques vieram da rede do IPL, o mais provável é os ataques terem sido feitos a partir do ISEL que é a única instituição pertencente ao IPL que é capaz de ter pessoas com conhecimentos para tal, sinceramente não estou a ver pessoal da ESEL ou do ISCAL a fazer ataques informáticos.

Eu não conheço o parque informático do IPL ou do ISEL, mas será assim tão difícil saber quem esteve em determinado computador a fazer tal coisa a tal hora? Sinceramente não me parece. Será o parque informático do IPL ou do ISEL mal gerido ou estão apenas a “abafar” o caso?

Fica a pergunta no ar.

Anúncios

~ por bsdworks em Fevereiro 20, 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: